Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Dia Mundial do Pedestre: você é a prioridade no trânsito!

    Texting_in_the_crosswalk Créditos: Ed Yourdon, via Wikimedia Commons

    Mesmo diante do crescimento da frota de veículos, andar a pé faz parte do dia a dia de milhões de pessoas, que precisam ter cada vez mais de atenção para não sofrer acidentes. Dados divulgados pela Seguradora Líder-DPVAT apontam para a importância da preocupação com a segurança do pedestre: do total das 652.349 mil indenizações pagas do Seguro DPVAT à população em 2015, 18% foram para pedestres. Esse tipo de vítima, aliás, é a que mais sofre acidentes fatais, representando, em 2015, 27% das indenizações por morte, com mais de 11 mil casos. O automóvel é o principal vilão em acidentes com mortes de pedestres, representando 55% das indenizações pagas do Seguro DPVAT.

    No Dia Mundial do Pedestre, comemorado hoje (8 de agosto), a conscientização sobre a necessidade de aprender a conviver e a respeitar quem não está motorizado continuou a ganhar dimensões importantes para salvar vidas. Algumas ações, ainda que pequenas, visam chamar a atenção de todos para que contribuam com um trânsito mais seguro, como a iniciativa “Arte na Faixa”, na qual artistas plásticos brasileiros colorem faixas de pedestres. O projeto já passou por estados como Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e, neste ano, a cidade de Florianópolis (SC) foi a escolhida para receber as pinturas e ajudar a chamar atenção das pessoas para atravessar no local correto, evitando acidentes.

    Na Índia, por exemplo, a medida com faixas de pedestres foi além e as autoridades do país decidiram pintar as mesmas com efeitos de terceira dimensão (3D) – tudo para incentivar os motoristas a respeitarem quem está atravessando a rua, por meio da ilusão de ótica para dar a impressão de que as faixas flutuam sobre o asfalto.

    Outra ação foi implantada pelo estado de New South Wales, na Austrália, dessa vez para alertar os transeuntes que não desgrudam dos smartphones nem na hora de atravessar a rua: um semáforo foi colocado no chão. Só neste estado, a desatenção gerada pela tecnologia portátil causou 61 mortes. A novidade também já foi implementada na cidade alemã de Augsburg.

    Os exemplos acima retratam que a atenção deve ser de motoristas, motociclistas, ciclistas e dos próprios pedestres, que são sem a prioridade no trânsito em relação aos demais veículos.

    Neste Dia Mundial do Pedestre, celebre a vida e respeite quem está mais vulnerável!