Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Dicas de segurança para ciclistas e pedestres durante a noite

    De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), outubro é o mês destinado aos perigos do período noturno no trânsito, onde há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade. Pedestres e ciclistas, por serem mais vulneráveis, precisam redobrar a atenção quando estão exercendo suas atividades durante a noite. O Viver Seguro no Trânsito separou algumas dicas para evitar acidentes e contribuir com um trânsito mais seguro. Quer dar uma olhada? Veja abaixo!

    De acordo com dados do Seguro DPVAT de janeiro a agosto de 2020, o anoitecer foi o período com maior indenização (22,9%), por isso, garantir mais segurança com para diminuir os riscos de acidente é muito importante para os mais vulneráveis no trânsito, como os ciclistas e pedestres. Nesse momento, além da atenção redobrada, todas as medidas são válidas, sinalização, direção defensiva e itens de segurança.

    Para os ciclistas:

    O Código de Trânsito Brasileiro determina que as bicicletas necessitam de sinalizações noturnas refletivas, campainhas e espelho retroviso. Porém, outros itens como luzes adicionais e refletivos, para-lama, capacete e colete refletivo são instrumentos que apesar de não serem obrigatórios, podem ajudar muito na redução de acidentes de trânsito e proteção da vida.

    Esteja atento também ao caminho realizado,opte pelas rotas com estrutura cicloviária e evite grandes avenidas, preferindo os trajetos alternativos. Não se esqueça que a manutenção da bike também é super importante, e os freios e pneus precisam estar com regulados e bem calibrados para funcionamento adequado ;)

    Para os pedestres:

    A caminhada a noite pode ser um momento de relaxamento para muitas pessoas, mas precisa de atenção nas vias! Evite o volume alto de músicas em fones de ouvido, é necessário que vocÊ esteja atento aos barulhos emitidos pelo trânsito. Utilize roupa claras e reflexivas, para que o motorista, motociclistas e ciclistas consigam enxergar em um espaço maior. E seja previsível! Preste atenção nos seus movimentos e caminhe nos locais indicados para pedestres ;)

    Atenção, pedestres e ciclistas: o Seguro DPVAT está aqui para você!

    Sofreu um acidente no trânsito envolvendo um veículo automotor? Conte com a gente! O Seguro DPVAT protege os mais de 211 milhões de brasileiros em casos de acidentes de trânsito. Caso a vítima se encaixe em uma de nossas coberturas (morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas), não hesite em procurar auxílio!