Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo

Arquivos mensais: Novembro 2020

Conheça as soluções vencedoras da primeira edição do HackaTRAN

Na última quarta-feira (25), foram anunciados os três vencedores da primeira “maratona” de inovação voltada para o setor de trânsito, chamada de “HackaTRAN 2020”. A iniciativa, uma parceria entre o Ministério da Infraestrutura, o Denatran e o SERPRO, contou com mais de 200 inscritos, divididos em 40 equipes. E, ao final de quatro dias de imersão totalmente online, os participantes precisavam apresentar soluções tecnológicas voltadas para gerar mais eficiência e segurança aos serviços de fiscalização, segurança viária e educação para o trânsito.

O grande vencedor trouxe uma inclusão no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), permitindo que motoristas profissionais (habilitados nas categorias C, D e E) e agentes de trânsito possam ter acesso aos dados dos exames toxicológicos. Desta forma, o novo módulo mostra as clínicas credenciadas mais próximas do condutor, que, além de ser notificado sobre o vencimento do exame, recebe o resultado pela própria plataforma.

Na segunda colocação ficou a solução “Sistema Inteligente de Vistoria Eletrônica (e-Sive)”, com o objetivo de trazer maior comodidade e facilidade no processo de vistoria veicular. Assim, o condutor conseguirá fazer esse procedimento pelo celular e não precisará se deslocar até o órgão de trânsito, tendo em vista o contexto da pandemia.

E, em terceiro lugar, ficou o aplicativo “Mão Dupla”. Considerando as causas dos acidentes ocorridos no trânsito, a solução visa atuar como um educador virtual, que notifica o motorista no caso de infrações, como velocidade acima do permitido, por exemplo. O intuito é incentivar boas práticas de direção por parte do condutor, que será recompensado ao acumular pontos a partir de atitudes positivas.

Assista aos vídeos dos projetos ganhadores!


Continuar lendo

Fique ligado: Contran estabelece novo calendário para retorno dos serviços de trânsito

Atenção! O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou, na última semana, a resolução nº 782, que suspendia os prazos dos serviços homologados pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em decorrência da pandemia ocasionada pela Covid-19. Agora, a nova medida, anunciada no dia 17 de novembro, determina cronogramas graduais para o retorno dos processos e passa a valer a partir de 1º de dezembro.

O Viver Seguro no Trânsito destacou as principais mudanças e datas para atualizações de documentos. Confira abaixo!

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH):

Todos os motoristas com habilitação vencida no ano de 2020 deverão solicitar a renovação a partir de 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade. Ou seja, os documentos vencidos em janeiro de 2020 poderão ser renovados até 31 de janeiro de 2021; para os vencidos em fevereiro de 2020, a renovação poderá ocorrer até 28 de fevereiro de 2021; e assim sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021 para as habilitações com validade em dezembro de 2020.

Transferência de veículo:

Os órgãos de trânsito poderão estabelecer um cronograma específico para o proprietário efetivar a transferência do veículo adquirido no período de 19 de fevereiro a 30 de novembro de 2020. Caso o órgão não estabeleça um calendário, fica determinada a data de 31 de dezembro de 2020 para a efetivação do procedimento para estes proprietários.

Notificação de autuação:

O envio das notificações de autuação (NA) das infrações registradas entre 26 de fevereiro a 30 de novembro de 2020 seguirá um cronograma de 10 meses, a partir da data de cometimento da penalidade. Ou seja, as notificações das infrações computadas nos meses de fevereiro e março de 2020 serão enviadas em janeiro de 2021, e assim por diante, até setembro de 2021, mês que serão enviadas as notificações cometidas em novembro de 2020.

Se organize, fique em dia com a legislação e nos ajude a construir um trânsito mais seguro!

Clique aqui para acessar na íntegra a publicação oficial do Ministério da Infraestrutura.


Continuar lendo

Página 1 de 1