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Viver Seguro no Trânsito

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Categoria: Notícias

Fique ligado: Contran estabelece novo calendário para retorno dos serviços de trânsito

Atenção! O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou, na última semana, a resolução nº 782, que suspendia os prazos dos serviços homologados pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em decorrência da pandemia ocasionada pela Covid-19. Agora, a nova medida, anunciada no dia 17 de novembro, determina cronogramas graduais para o retorno dos processos e passa a valer a partir de 1º de dezembro.

O Viver Seguro no Trânsito destacou as principais mudanças e datas para atualizações de documentos. Confira abaixo!

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH):

Todos os motoristas com habilitação vencida no ano de 2020 deverão solicitar a renovação a partir de 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade. Ou seja, os documentos vencidos em janeiro de 2020 poderão ser renovados até 31 de janeiro de 2021; para os vencidos em fevereiro de 2020, a renovação poderá ocorrer até 28 de fevereiro de 2021; e assim sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021 para as habilitações com validade em dezembro de 2020.

Transferência de veículo:

Os órgãos de trânsito poderão estabelecer um cronograma específico para o proprietário efetivar a transferência do veículo adquirido no período de 19 de fevereiro a 30 de novembro de 2020. Caso o órgão não estabeleça um calendário, fica determinada a data de 31 de dezembro de 2020 para a efetivação do procedimento para estes proprietários.

Notificação de autuação:

O envio das notificações de autuação (NA) das infrações registradas entre 26 de fevereiro a 30 de novembro de 2020 seguirá um cronograma de 10 meses, a partir da data de cometimento da penalidade. Ou seja, as notificações das infrações computadas nos meses de fevereiro e março de 2020 serão enviadas em janeiro de 2021, e assim por diante, até setembro de 2021, mês que serão enviadas as notificações cometidas em novembro de 2020.

Se organize, fique em dia com a legislação e nos ajude a construir um trânsito mais seguro!

Clique aqui para acessar na íntegra a publicação oficial do Ministério da Infraestrutura.


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Dicas de segurança para ciclistas e pedestres durante a noite

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), outubro é o mês destinado aos perigos do período noturno no trânsito, onde há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade. Pedestres e ciclistas, por serem mais vulneráveis, precisam redobrar a atenção quando estão exercendo suas atividades durante a noite. O Viver Seguro no Trânsito separou algumas dicas para evitar acidentes e contribuir com um trânsito mais seguro. Quer dar uma olhada? Veja abaixo!

De acordo com dados do Seguro DPVAT de janeiro a agosto de 2020, o anoitecer foi o período com maior indenização (22,9%), por isso, garantir mais segurança com para diminuir os riscos de acidente é muito importante para os mais vulneráveis no trânsito, como os ciclistas e pedestres. Nesse momento, além da atenção redobrada, todas as medidas são válidas, sinalização, direção defensiva e itens de segurança.

Para os ciclistas:

O Código de Trânsito Brasileiro determina que as bicicletas necessitam de sinalizações noturnas refletivas, campainhas e espelho retroviso. Porém, outros itens como luzes adicionais e refletivos, para-lama, capacete e colete refletivo são instrumentos que apesar de não serem obrigatórios, podem ajudar muito na redução de acidentes de trânsito e proteção da vida.

Esteja atento também ao caminho realizado,opte pelas rotas com estrutura cicloviária e evite grandes avenidas, preferindo os trajetos alternativos. Não se esqueça que a manutenção da bike também é super importante, e os freios e pneus precisam estar com regulados e bem calibrados para funcionamento adequado ;)

Para os pedestres:

A caminhada a noite pode ser um momento de relaxamento para muitas pessoas, mas precisa de atenção nas vias! Evite o volume alto de músicas em fones de ouvido, é necessário que vocÊ esteja atento aos barulhos emitidos pelo trânsito. Utilize roupa claras e reflexivas, para que o motorista, motociclistas e ciclistas consigam enxergar em um espaço maior. E seja previsível! Preste atenção nos seus movimentos e caminhe nos locais indicados para pedestres ;)

Atenção, pedestres e ciclistas: o Seguro DPVAT está aqui para você!

Sofreu um acidente no trânsito envolvendo um veículo automotor? Conte com a gente! O Seguro DPVAT protege os mais de 211 milhões de brasileiros em casos de acidentes de trânsito. Caso a vítima se encaixe em uma de nossas coberturas (morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas), não hesite em procurar auxílio!


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Confira algumas mudanças do novo Código de Trânsito Brasileiro

Na última semana, o Governo Federal sancionou a lei que faz alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Com as mudanças, todo o universo do trânsito passa por alterações como, por exemplo, os sistemas de fiscalização e algumas flexibilizações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Confira no post abaixo.

Em junho, o Projeto de Lei 3.267/2019, com o objetivo de alterar ou flexibilizar algumas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já tinha entrado na pauta de votação da Câmara dos Deputados, em caráter de urgência, conforme falamos em post no Viver Seguro no Trânsito. Agora, com a sanção presidencial que ocorreu no último dia 13, as seguintes mudanças foram aprovadas:

Aumento no prazo da CNH:

O aumento do prazo da validade da CNH foi a principal mudança. Ficou estabelecido pela lei que os condutores até 50 anos possuem dez anos para renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Para motoristas entre 50 e 70 anos, o prazo se mantém de cinco anos, para os acima de 70 anos, a CNH possui duração de três anos. Para motoristas profissionais, o prazo permanece de cinco anos.

Além das mudanças no tempo de renovação, a nova lei também torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. Há mudanças também no sistema de pontos que suspende a CNH: 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima; 30 pontos para quem possuir uma gravíssima; e 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações do tipo.

Dados DPVAT

Em levantamento inédito realizado pela Seguradora Líder, o painel "Dados DPVAT" mostra que, para este ano, há uma previsão de queda de 19% no número de ocorrências em todo o país, considerando o período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. A estimativa é que 229.646 vítimas sejam indenizadas pelo seguro por acidentes ocorridos este ano.

Apesar da redução, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), o Brasil permanece com uma média anual de 30 mil mortes causadas por acidentes.

E você? O que você acha dos números de acidentes projetados e quais medidas acredita que poderiam melhorar este cenário? Deixe aqui o seu comentário ;)





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Semana Nacional de Trânsito: Conheça o Podcast do Seguro DPVAT

Em nova iniciativa da Seguradora Líder, a sociedade brasileira pode se informar e ficar sabendo ainda mais sobre o Seguro do Acidente de Trânsito. Pega o fone e dá o play. O Podcast “A Voz do Trânsito”, do Seguro DPVAT, tá no ar! 🎙

Você já se perguntou como surgiu o Seguro DPVAT ou o que a sigla significa? Quer ficar mais ligado sobre o universo do trânsito e ouvir conteúdos exclusivos com autoridades sobre o assunto? Agora esses e mais conteúdos estarão disponíveis gratuitamente nas plataformas de streamming. Bacana, né?

Esta é mais uma iniciativa da Seguradora Líder com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o Seguro DPVAT e divulgar informações sobre um trânsito mais consciente e seguro, alinhada com as novas tendências de comunicação digital.

Os episódios estão disponíveis no site da Seguradora, nos aplicativos Spotify, Deezer, Google Podcasts e Pocket Casts. A cada episódio, uma nova informação e novos convidados. Bora ouvir? Então dá o play! ▶


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Contran estabelece novas regras para fiscalização de velocidade

Durante reunião virtual realizada no dia 2 de setembro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou novas regras para uso dos radares pelos órgãos de fiscalização. Nas novas definições, os radares - fixos e móveis- deverão considerar critérios técnicos bem definidos.

Os radares fixos só podem ser instalados em locais onde houver placas de sinalização indicando o limite máximo de velocidade da via. Além disso, nos locais em que houver redução do limite de velocidade, deve haver placas indicando a gradual redução. Outro ponto de destaque é proibição da instalação de radares em locais onde haja obstrução da visibilidade por placas, árvores, postes, passarelas, pontes e etc.

Entre as alterações aprovadas também estão a proibição do uso de equipamentos sem dispositivo registrador de imagem; a restrição do uso do radar do tipo fixo redutor em trechos críticos e de vulnerabilidade de usuários da via, especialmente, pedestres, ciclistas e veículos não motorizados; e a publicação da relação dos trechos e locais aptos a serem fiscalizados nos sites da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.

Para novos equipamentos, as regras entram em vigor no dia 1º de novembro. Já para radares em operação passam a valer a partir de 1º de novembro de 2021.

Para conferir todos os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade, veja a Resolução nº 798, de 2 de setembro de 2020, clicando aqui.

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Qual o futuro do carsharing depois da Covid-19?

A mobilidade urbana já era tema em muitas mesas de debate, antes mesmo do mundo enfrentar a pandemia do coronavírus. Serviços como compartilhamento de veículos, que antes eram incentivados para diminuição de veículos e aperfeiçoamento da mobilidade, agora passam a ser vistos com ressalvas no mundo pós-pandemia.

Faça uma reflexão: você dirigiria um carro utilizado por um desconhecido? De acordo com levantamento produzido pela empresa Deloitte, na Bélgica, a desinfecção dos carros será uma das maiores preocupações, tanto de usuários quanto das empresas que fornecem o serviço. Volantes, bancos, maçanetas, manopla de câmbio, tudo isso deverá ser desinfetado e descontaminado de vírus e microrganismos para que clientes sintam-se mais confiantes com esse tipo de serviço.

Aqui pelo Brasil, sabemos que esse tipo de atividade ainda não é muito utilizado, porém, com esse cenário, fica ainda mais difícil saber quando será popularizado. A beepbeep é uma das poucas empresas que ainda operam, mas apenas nas cidades de São Paulo e São José dos Campos.

Qual sua opinião sobre o tema? Teria coragem de utilizar esse tipo de serviço ou ainda não se sente pronto? Conta sua opinião pra gente nos comentários!


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Dia do motociclista: Mais de 83 mil indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no primeiro semestre

Nesta segunda-feira, dia 27/07 é comemorado o Dia do Motociclista. A data, no entanto, serve de alerta para aqueles que, profissionalmente ou por lazer, levam a vida sobre duas rodas. De acordo com os dados do Seguro DPVAT, de janeiro a junho de 2020, mais de 125 mil indenizações foram pagas por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Deste total, mais de 83 mil foram para os motociclistas. Quer saber mais detalhes sobre os números alarmantes envolvendo esses condutores? Acompanhe o nosso post!

Apesar de representar apenas 29% da frota DPVAT, as motocicletas historicamente são a categoria de veículo envolvidas na maioria dos acidentes indenizados pelo Seguro DPVAT. No primeiro semestre deste ano, a representatividade chega a 79%. Quando olhamos para os números regionais, o Nordeste (33%) concentra o maior número de indenizações pagas para os motociclistas, seguido pelo Sudeste (30%) e em terceiro lugar no ranking, o Sul (16%).

Quando observados os números em relação às coberturas do Seguro DPVAT, o número de motociclistas que ficaram com algum tipo de sequela permanente em decorrência de um acidente de trânsito é preocupante e soma mais de 56 mil casos. Já o os casos fatais chegaram a 5.985 indenizações.

Por aqui, nós, da equipe do Seguro DPVAT, sempre lembramos da importância da utilização dos equipamentos de segurança e do cumprimento das leis de trânsito para que esses números, que aumentam com o passar dos anos, deixem de ser tão alarmantes. Faça sua parte para um trânsito melhor e mais seguro!


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Projeto de Lei quer punir motoristas que compartilham infrações nas redes sociais

Você já se deparou com vídeos nas redes sociais de pessoas praticando infrações de trânsito? A publicação desses materiais pode ser punida. Isso porque, na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência urgentíssima para votação do Projeto de Lei 130/2020, da deputada Christiane Yared, que prevê punições para condutores que divulgarem, em redes sociais ou outros meios digitais, eletrônicos ou impressos, suas infrações de trânsito. Para saber um pouco mais sobre as propostas do texto, fique ligado no nosso post!

Nos últimos meses, os casos de jovens que aproveitam as ruas vazias para desrespeitar os limites de velocidade e participar de rachas tem crescido. Além disso, muitos aproveitam para filmar as infrações e jogar em suas redes sociais. Alguns casos ficaram famosos e foram mostrados em diversos veículos de comunicação, como o Fantástico.

A criação do Projeto de Lei 130/20 pela deputada Christiane Yared nasceu com o objetivo de evitar que mais vidas sejam perdidas no trânsito. De acordo com os números do Seguro DPVAT, em 2019, foram pagas mais de 40 mil indenizações por morte em acidentes de trânsito em todo o Brasil.

Mas o que acontecerá com os infratores?

De acordo com as mudanças previstas pelo PL 130/2020, motoristas que praticarem as infrações gravíssimas e divulgarem nas redes sociais poderão ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. A suspensão vale até mesmo para os atos que não tenham sido registrados por agentes de trânsito e apenas sido compartilhado em redes sociais ou outros meios de divulgação digital, eletrônico ou impresso.

Além disso, a proposta da deputada é que os casos de reincidência no período de dois anos sejam punidos com a cassação da habilitação do condutor.


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Contran libera vistoria de identificação veicular


Durante o período de quarentena, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem divulgado uma série de medidas para colaborar para a segurança da população durante o período de isolamento social, como já comentamos aqui no blog Viver Seguro no Trânsito. No último dia 20, mais uma importante deliberação foi publicada. Quer saber mais? A gente explica! Se liga no post abaixo:

Os crescentes casos de coronavírus em todo o país mostram que as ações para diminuir o contato entre as pessoas são necessárias. Como forma de contribuir com essas medidas, o Contran divulgou a Deliberação nº 190, que autoriza a realização de vistoria de identificação veicular fora das instalações dos órgãos executivos de trânsito credenciados.

A portaria publicada esclarece que as vistorias deverão acontecer em locais definidos pelo orgão executivo de trânsito de cada estado, cabendo aos mesmos a segurança, identificação e rastreabilidade do processo. O objetivo da medida é garantir que todos que precisem vender seus veículos ou comprem novos nas concessionárias consigam fazer suas vistorias e mantenham os veículos dentro dos padrões.

Para conferir a Deliberação 189/20 na íntegra, clique aqui.


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Contran libera aulas online para formação de condutores durante quarentena


Durante o período de isolamento social, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem contribuído com medidas para manter a população em casa. No último dia 29 de abril, foi publicada a Deliberação 189/20 que autoriza a realização das aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto durante o período de isolamento social. Quer saber mais? Confira o nosso post!

No tempo em que durar a quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus, o candidato que manifestar interesse poderá assistir as aulas teóricas realizadas pelos Centro de Formação de Condutores (CFC) sem sair de casa. A medida tem como objetivo não prejudicar a população que tinha dado início ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para isso, as aulas teóricas devem manter a mesma carga horária, conteúdo programático e a duração.

A realização das aulas deverão contar com sistemas que atendem requisitos de segurança, tais como, validação de biometria facial dos instrutores e alunos no início das aulas e monitoramento do tempo de permanência dos candidatos na sala virtual durante o período de aula. O instrutor também deverá disponibilizar para os alunos uma interface que permite compartilhamento em tempo real de vídeo, áudio e tela do computador do dispositivo, para que as aulas agendadas sejam visualizadas pelos integrantes da turma.

Além disso, caberá ao instrutor realizar o cumprimento dos quesitos operacionais determinados pelo Contran e elaborar relatórios gerenciais com informações que também foram pré-definidas pela medida.

Para conferir a Deliberação 189/20 na íntegra, clique aqui.


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