Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Levantamento mostra idade média dos veículos em circulação no país

Publicado em segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Newsletter - 03/02/2020 - 121ª Edição

Pela primeira vez, o Relatório Anual da Seguradora Líder apresenta um retrato inédito com a idade média dos veículos em circulação no país. O cálculo é feito levando em consideração a base de veículos com potencial para pagamento do Seguro DPVAT, que estão sujeitos ao licenciamento anual. Este universo de veículos é denominado, no relatório, de “frota DPVAT”.

Da frota DPVAT de mais 87,5 milhões de veículos, cerca de 34,7 milhões têm entre 4 e 10 anos de idade. A segunda faixa com a maior quantidade de veículos, com mais de 17,8 milhões, é a de 11 a 15 anos. Quando observada a categoria dos veículos, mais de 19,1 milhões de automóveis e 10,5 milhões de motocicletas brasileiras têm entre 4 e 10 anos.

Para a definição da "frota DPVAT" são excluídas da base da frota Denatran os seguintes tipos de veículos: bicicleta, bonde, carro de mão, charrete, reboque, semirreboque, sidecar, trator de esteiras, trator de rodas e trator misto.

A Região Sudeste é a que concentra a maioria dos veículos brasileiros, liderando o ranking com 41.745.088 unidades, mais de 47% do total do país. Mais de 66% da frota da região é composta por automóveis. Esta categoria de veículo também representa 65% da frota da Região Sul, que tem 18,5% da frota nacional. Quando observados os números da Região Norte e Nordeste, a maior representatividade é das motocicletas, com 51% e 46%, respectivamente.

Para conferir o Relatório Anual da Seguradora Líder-DPVAT completo, clique aqui.




​Mais artigos​