Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Pioneirismo e tecnologia no combate às fraudes contra o Seguro DPVAT

Publicado em segunda-feira, 6 de julho de 2020

Newsletter - 06/07/2020 - 143ª Edição

Os números mais recentes da estratégia de prevenção e combate às fraudes do Seguro DPVAT demonstram a efetividade na estratégia de tolerância zero da Seguradora Líder. A companhia identificou, de janeiro a maio deste ano, 1784 fraudes, evitando perdas de mais de R$12,7 milhões.

Em 2019, a ferramenta de detecção e prevenção de fraudes da Companhia foi substituída para o fornecedor SAS, pioneiro no mundo em business intelligence. Com o objetivo de prevenir, detectar e investigar as fraudes de forma cada vez mais tecnológica e automatizada, o sistema FCM do SAS conta com machine learning e inteligência artificial, que trazem diversos benefícios, tais como: possibilidade de aumentar a eficácia de prevenção de fraudes através de modelos matemáticos avançados; criação de regras estratégicas com dados estruturados e não estruturados; redução do tempo da criação de regras com a autonomia da área de negócios; e possibilidade da criação de modelos preditivos com inteligência artificial.

A Companhia também é pioneira no país com a implantação de um sistema de tratativa de alertas, totalmente parametrizável pelas equipes da Seguradora Líder e de fácil usabilidade para as equipes operacionais. A análise dos sinistros judiciais também foi incorporada a essa tecnologia de vanguarda. “A integração entre as bases dos sinistros administrativo e judicial, no mesmo sistema, garante maior acurácia ao trabalho de combate às fraudes”, destaca Mariza Trancho, Superintendente de Prevenção e Combate à Fraudes.

Quando uma fraude é detectada, a Companhia encaminha uma notícia-crime ou uma representação disciplinar aos órgãos competentes. De janeiro a maio de 2020, as iniciativas proativas da Seguradora Líder já resultaram em 27 sentenças condenatórias, 40 condenados, 30 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 08 prisões no Brasil.



​Mais artigos​